Cirurgia Plástica: Cirurgia Íntima

Por: Clínica Harry Hartmann cirurgia plástica

A cirurgia íntima, ou ninfoplastia, é indicada para pacientes que sentem-se incomodados com o aspecto dos grandes ou dos pequenos lábios da vagina.

Os tratamentos podem variar desde aplicações tópicas de fármacos, luz pulsada e até procedimentos cirúrgicos. Para poder definir o tratamento mais adequado a cada caso, é preciso realizar uma avaliação médica de cada paciente, de forma a indicar o procedimento correto. Geralmente os tratamentos à base de luz pulsada são realizados no próprio consultório. Já para os procedimentos cirúrgicos, se faz necessário a utilização de um adequado centro cirúrgico. Em geral, são procedimentos realizados sem a necessidade de internação cirúrgica, podendo o paciente retornar para casa dentro de algumas horas após sua realização.

Quase sempre são realizados ou com anestesia local e sedação, ou anestesia geral, levando-se em consideração a extensão do procedimento e as condições clínicas de cada paciente. As suturas são realizadas em sua grande maioria com materiais absorvíveis, evitando o desconforto da retirada de pontos. O retorno para atividades de rotina são individualizados caso a caso, mas em geral, são breves. Importante salientar que cada paciente possui suas próprias características, de forma que somente após uma avaliação médica pode-se precisar quais serão os procedimentos indicados e suas repercussões.

A cirurgia da área intima feminina é um procedimento que ainda sofre um pouco de preconceito. A cada ano crescem em número os procedimentos cirúrgicos e não cirúrgicos realizados no mundo inteiro  mostrando que as mulheres estão conseguindo suplantar este preconceito para sentirem-se melhor consigo mesmas.

 

A Clínica Hartmann conta com uma fisioterapeuta dermatofuncional para melhor atender seus pacientes. A fisioterapia dermatofuncional é uma especialidade da fisioterapia que atua na prevenção, promoção e recuperação do sistema tegumentar (pele).