Cirurgia Plástica: Correção de cicatrizes
Por: Clínica Hartmann Cirurgia PlásticaA cirurgia plástica reparadora desempenha importante papel na correção de cicatrizes e defeitos da superfície corporal.
A cicatrização é um processo natural de reparação de tecidos orgânicos lesados que ocorre por meio da produção de fibras de colágeno. Determinadas regiões corporais têm maior risco de desenvolver alterações cicatriciais (exemplos: região anterior do tórax, ombros, costas, lóbulos de orelhas).
Um fechamento adequado por planos, aliviando a tensão das bordas da ferida, tende a produzir cicatrizes de melhor qualidade.
Os cuidados pós-operatórios diminuem o risco de abertura dos pontos ou de infecção das feridas, contribuindo para uma boa qualidade das cicatrizes. As cicatrizes geralmente ficam menos notáveis com o passar dos anos.
Correção de defeitos:
Os defeitos do contorno facial e corporal podem ser adquiridos ou congênitos. Os procedimentos reparadores realizados pela cirurgia plástica para a correção de defeitos englobam:
• Tratamento de lesões e sequelas causadas por traumas decorrentes de cirurgias anteriores, acidentes, quedas, agressões, atividades esportivas, queimaduras, radiação, etc.
• Tratamento de sequelas causadas por sofrimento dos tecidos, tais como úlceras varicosas, úlceras isquêmicas, úlceras de pressão ou de decúbito, etc.
• Tratamento de sequelas causadas por infecção dos tecidos.
• Tratamento de feridas decorrentes da retirada de tumores ou outras lesões.
• Tratamento de anomalias congênitas, envolvendo alterações morfológicas e estruturais em relação à forma, ao tamanho, etc.