CIRURGIA PLÁSTICA: CORREÇÃO DE GINECOMASTIA

Por: Clínica Harry Hartmann Cirurgia Plástica

A ginecomastia consiste no aumento da glândula mamária no homem de um ou dos dois lados (uni ou bilateral).

A ginecomastia pode ser predominante formada por gordura, por glândula mamária ou uma combinação destas duas.

Normalmente há um aumento das glândulas mamárias no homem na fase pré-adolescente por influência hormonal que desaparece após alguns anos (16-18 anos). Quando isso não ocorre caracteriza-se a ginecomastia. Nestes casos ela é bilateral e geralmente com predomínio de gordura. Consiste na causa mais comum de ginecomastia.

A ginecomastia também pode ocorrer na fase adulta tendo relação nessa faixa etária com o uso de algumas medicações ou drogas e doenças sistêmicas, que devem ser propriamente investigadas antes de se propor uma cirurgia.

Ocorre ainda aumento das mamas no homem devido a ganho de peso e obesidade. Isso pode ser corrigido com a diminuição do peso e, se necessário, a correção cirúrgica após o emagrecimento.

A cirurgia pode variar, indo desde a lipoaspiração do volume mamário, até a utilização de incisões (cortes) para a retirada do volume glandular e pele em excesso. Em alguns casos associa-se lipoaspiração com a retirada da glândula e pele.

Comumente as cicatrizes ficam posicionadas no contorno das aréolas.

A anestesia utilizada pode ser geral ou local com sedação. O procedimento é feito em ambiente hospitalar.

No período pós-operatório é utilizada uma malha modeladora, semelhante à um soutien, por pelo menos 2 semanas. O retorno às atividades ocorre de forma gradual, geralmente após 15 dias da cirurgia, seguindo as orientações de cuidados.

Eventualmente, podem ser utilizados drenos nas mamas, que permanecem por poucos dias até serem retirados.

A Clínica Hartmann conta com uma fisioterapeuta dermatofuncional para melhor atender seus pacientes. A fisioterapia dermatofuncional é uma especialidade da fisioterapia que atua na prevenção, promoção e recuperação do sistema tegumentar (pele).