Desmistificando a lipoaspiração
Por: Hartmann Cirurgia Plástica
Lipoaspiração, também conhecida somente por lipo, é um procedimento médico que remove parte da gordura — o tecido adiposo superficial — por meio de seringas ligadas a um aparelho sugador. O método é simples e foi idealizado nos anos 70 e trata-se de um procedimento delicado e que precisa ser realizado com muito cuidado.
Quando a lipoaspiração é indicada?
A lipoaspiração tem um propósito bastante claro: remover acúmulos de gordura que atrapalhem a silhueta corporal, ou seja, aqueles depósitos de gordura que geralmente destoam do resto do corpo. Isso significa que o procedimento não ajuda a emagrecer.
Trata-se, portanto, de uma opção para eliminar a gordura localizada. Geralmente, a lipo é realizada na região abdominal, naquela barriguinha que não desaparece de jeito nenhum — mesmo com muito exercício e uma dieta equilibrada com foco em emagrecimento.
Os famosos pneuzinhos na lateral, o culote e a papada são exemplos de locais onde a escolha pela cirurgia é válida e pode trazer resultados.
Como é a cirurgia?
O procedimento se baseia na inserção de uma cânula, que aspira a gordura. É necessário anestesia, e ela pode ser tanto geral em lipoaspirações maiores quanto local em áreas muito pequenas.