Ritidoplastia ou Lifting Facial

Por: Hartmann Cirurgia Plástica

O procedimento cirúrgico procura diminuir a flacidez e atenuar as rugas da face e pescoço, assim como remover os excessos de gordura localizada nestas áreas, dando ao rosto uma aparência mais jovial. Ao contrário de algumas informações leigas, a ritidoplastia não elimina todas as rugas, porém o conjunto dos efeitos alcançados com a cirurgia levará a uma face rejuvenescida.

A cirurgia trata principalmente situações como:

  • Queda das bochechas (chamado terço médio da face);
  • Flacidez no contorno da mandíbula e do pescoço;
  • Sulco nasogeniano em destaque (bigode chinês);
  • Acúmulo de gordura na região do queixo.

Cuidados pré-operatórios

Após conversar com o médico e esclarecer todas as suas dúvidas, serão indicados alguns exames de rotina, que devem ser feitos cerca de 10 dias antes da cirurgia. Uma avaliação clínico cardiológica (risco cirúrgico) também é recomendada. Em casos determinados pode ser solicitar algum exame específico que possa ajudar no esclarecimento diagnóstico.

Como é feita a ritidoplastia?

Nesse procedimento o cirurgião realiza o descolamento da pele da face e do pescoço, de acordo com a necessidade de cada caso e neste momento se altera as estruturas musculares mais profundas do rosto, com o objetivo de proporcionar mais naturalidade à face.

No momento seguinte é feita a chamada tração, ou seja, estica-se a pele que foi descolada e retira o que estava excedente. Caso seja necessário, a cirurgia segue para a alteração das pálpebras e da lipoaspiração da região do pescoço (papada), onde é feito um tratamento da flacidez de toda esta musculatura.

Cuidados pós-operatório

No pós-operatório, o cirurgião certamente irá indicar o uso de colírios oftalmológicos e a elevação da cabeceira da cama por alguns dias. Normalmente, os pontos serão retirados em aproximadamente sete dias, podendo a paciente retornar às atividades com alguma restrição após uma semana e as atividades mais intensas podem ser realizadas somente após 30 dias.

É importante lembrar que qualquer procedimento cirúrgico deve ser feito por um profissional qualificado, o que pode ser determinante para reduzir ao máximo os riscos e possibilitar melhores resultados. Por isso, a Clínica Hartmann possui profissionais altamente qualificados! Agende uma consulta conosco!

A Clínica Hartmann conta com uma fisioterapeuta dermatofuncional para melhor atender seus pacientes. A fisioterapia dermatofuncional é uma especialidade da fisioterapia que atua na prevenção, promoção e recuperação do sistema tegumentar (pele).